Criatividade a toda prova na primeira maratona de inovação da indústria
“Uma experiência única e sensacional”. Esse foi o sentimento do programador Roberto Giacomette ao concluir as 30 horas da primeira maratona de inovação ao estilo hackaton, promovida pelo Sesi e Senai MT, como parte da programação do mês da Indústria. O HackaInd reuniu 83 participantes em uma imersão tecnológica a fim de resolver problemas concretos da indústria mato-grossense. O resultado veio em forma de protótipos e projetos que impressionaram a equipe julgadora.
“O Hackaton é uma experiência única, na qual eu consigo colocar o meu potencial como programador à prova. No mercado a gente tem as premissas prontas. Aqui eu desperto meu lado criativo. Me dão o problema e eu busco incessantemente a forma de resolver. Isso me renova enquanto profissional”, pontuou Roberto, que foi um dos vencedores da equipe ‘Proteja’, que apresentou uma solução para garantir o controle sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na indústria.
A maratona começou às 8h de sábado e teve fim na tarde de domingo (26), com a apresentação dos projetos em pitchs de até 4 minutos, e a premiação das equipes vencedoras, que, além dos troféus, receberam R$750 cada.
O estatístico Rodrigo de Souza Oliveira, também da equipe ‘Proteja’, disse ser a primeira vez que participa de um evento desse nível. “A estrutura oferecida pelo Senai foi impecável. Os contatos que a gente fez aqui, com colegas de outras áreas e investidores, certamente vão impactar o nosso futuro”.
A administradora Juliana Domingues participou da equipe ‘Suprime’ que também levou o primeiro lugar em sua categoria. O time criou um aplicativo para compras de refrigerante na indústria fora do horário comercial. “Foi uma grande oportunidade de trabalhar em equipe e ter mentores muito empenhados em ajudar e fomentar a inovação. É muito gratificante ver as instituições trazerem todo esse apoio. A indústria passa por um processo de transformação e eu quero fazer parte disso, dessa mudança”.
Para a coordenadora de Inovação do Senai MT, Jenifeer Duarte, o evento foi uma vitrine tanto para a indústria mato-grossense como para os profissionais que puderam mostrar talento e apresentar soluções. “A indústria foi vista e contatada para validar as ideias, e as ideias foram muito boas, com grau de complexidade altíssimo. Estamos muito satisfeitos e certos de que esses projetos terão continuidade”.
A diretora regional do Senai e superintendente do Sesi, Lélia Brun, evidenciou a importância da união entre indústria, estudantes e mentores de tecnologia. “Uma indústria presente se faz quando todas as partes estão conectadas e somando para um único propósito. Nosso estado tem um potencial enorme e são esses talentos que vão ditar o futuro. Estamos muito satisfeitos em promover essa interação e ver tantas boas ideias sendo geradas”.
O presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) e vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Sílvio Rangel, agradeceu a toda a equipe e afirmou que os projetos propostos devem ter continuidade. "Eu me sinto muito honrado em fazer parte disso. Sei que muitos projetos e soluções vão sair daqui. Agora vamos conhecer melhor as propostas, vamos nos aprofundar em cada uma delas e identificar as possibilidades de implantação", disse.
Outras informações sobre ações relacionadas ao evento podem ser obtidas junto à área de desenvolvimento Institucional do Sesi e do Senai pelo telefone: (65) 3611-1639 ou e-mail hackaind2019@sesisenaimt.ind.br.