Sesi abre inscrições para mais de mil vagas gratuitas da Educação de Jovens e Adultos
O Serviço Social da Indústria (Sesi) abriu inscrições para mais de mil vagas no sistema de Educação Jovens e Adultos (EJA) para as unidades de Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres e Sinop. As inscrições seguem até o dia 15 de julho. As aulas têm início em 12 de agosto.
Entregador, Robson da silva Souza, 32 anos, voltou a estudar para concluir o Ensino Médio após ficar 14 anos longe dos estudos. Ele busca fazer faculdade de direito.
"Minha esposa trabalhava com serviços gerais, mas quando concluiu os estudos foi promovida para um cargo administrativo. Eu vi o quanto foi importante para ela e decidi que também precisava. (...) Eu sei que dependo disso para arrumar um emprego melhor ou fazer concurso público. A EJA veio para me ajudar a realizar esse sonho".
Pessoas da indústria têm prioridade nas vagas, mas as inscrições são abertas para toda a comunidade. As aulas têm início em 12 de agosto e o final é de acordo com o andamento de cada aluno. O curso é 80% a distância e 20% presencial (uma aula por semana). A idade mínima para realizar o curso é de 18 anos.
Os estudantes da EJA podem se formar no Ensino Médio ou escolher de forma gratuita um curso profissionalizante nas áreas de: Assistente Administrativo, Eletricista Instalador Residencial e Operador de Computador, em um total de 160 horas.
Os documentos necessários para trabalhadores da indústria são: cópia legível do documento de RG e CPF; cópia legível do comprovante de endereço dos últimos seis meses e, na falta deste, autodeclaração de residência; carteira de trabalho (cópias das páginas da foto, qualificação civil e contrato de trabalho); e histórico escolar original.
Para a comunidade em geral, os documentos necessários são: cópia legível do documento de RG e CPF; cópia legível do comprovante de endereço dos últimos seis meses e, na falta deste, autodeclaração de residência; e histórico escolar original.