EJA: ainda dá tempo de se inscrever
Concluir o Ensino Médio ainda é um desafio para muitos brasileiros. Mais da metade da população sequer completou a educação básica, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2018. Um limitante a mais para quem deseja melhorar de vida e buscar novas oportunidades. “Com objetivo de transformar essa realidade é que o Sesi MT disponibiliza as turmas de EJA. É a oportunidade de retomar os estudos e o caminho para o ensino profissionalizante”, afirma o gerente de Educação do Serviço Social da Indústria, Carlos Braguini.
A mesma pesquisa mostra que o rendimento médio mensal dos profissionais que completaram o ensino médio é de R$ 1.727, enquanto os trabalhadores sem qualquer nível de instrução recebem em média R$ 842. É pensando nisso que o entregador Robson da Silva Souza, 32 anos, decidiu voltar para a sala de aula, por meio da EJA. Depois de 14 anos longe dos estudos, ele percebeu a importância de concluir o Ensino Médio.
“Minha esposa trabalhava com serviços gerais, mas quando concluiu os estudos foi promovida para um cargo administrativo. Eu vi o quanto foi importante para ela e decidi que também precisava”, pontou. O sonho dele é fazer faculdade de direito. “Eu sei que dependo disso para arrumar um emprego melhor ou fazer concurso público. A EJA veio para me ajudar a realizar esse sonho”.
Só em 2018, mais de 6 mil mato-grossenses concluíram os estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi MT. Um aumento de 32% em relação ao ano anterior. Com foco na formação de pessoas mais qualificadas ao mercado de trabalho, o Sesi abriu mais de mil vagas para o início do segundo semestre, disponíveis pelas unidades de Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres e Sinop. As inscrições seguem até o dia 15 de agosto.
As vagas são gratuitas, com prioridade para quem é da indústria, mas aberto para toda a comunidade. As aulas têm início em 12 de agosto e o final é de acordo com o andamento de cada aluno. O curso é 80% a distância e 20% presencial (uma aula por semana). A idade mínima para realizar o curso é de 18 anos.
Além do Ensino Médio, os estudantes da EJA do Sesi tem direito a escolher de forma gratuita um curso profissionalizante nas áreas de: Assistente Administrativo, Eletricista Instalador Residencial e Operador de Computador, em um total de 160 horas.
Como fazer inscrição?
Os documentos necessários para trabalhadores da indústria são: cópia legível do documento de RG e CPF; cópia legível do comprovante de endereço dos últimos seis meses e, na falta deste, autodeclaração de residência; carteira de trabalho (cópias das páginas da foto, qualificação civil e contrato de trabalho); e histórico escolar original.
Para a comunidade em geral, os documentos necessários são: cópia legível do documento de RG e CPF; cópia legível do comprovante de endereço dos últimos seis meses e, na falta deste, autodeclaração de residência; e histórico escolar original.
Caso os interessados precisem de mais informações, podem procurar as unidades ou ligar no 0800 642 1600.
A Nova EJA
A nova metodologia para a Educação de Jovens e Adultos reduziu a grade horária com base nos conhecimentos prévios de cada aluno e tem um currículo mais conectado à realidade profissional. Com isso, a instituição pretende combater um dos grandes problemas da modalidade: a evasão escolar, que chega a 90% na rede pública.
O método, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, tem entre as grandes inovações a identificação, validação e certificação das competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho dos alunos. O reconhecimento de saberes envolve uma série de procedimentos realizados com a participação de especialistas de cada área do conhecimento – linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.