Voltar

Acidentes de trabalho: prevenção é o melhor investimento

26/07/2019 - 16h20

Segundo o dicionário Houaiss, um acidente é um “acontecimento casual, inesperado, fortuito” ou ainda “qualquer acontecimento, desagradável ou infeliz, que envolva dano, perda, lesão, sofrimento ou morte”. Mas inesperado não quer dizer impossível de prevenir. Isso é especialmente verdade nos ambientes de trabalho, pois já existe todo um mapeamento dos riscos mais comuns em cada tipo de ocupação, além de normas legais que devem sem cumpridas tanto pelas empresas quanto pelos profissionais.

Porém, alcançar resultados positivos é tão desafiador que o tema ganhou até uma data comemorativa: 27 de julho é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, criado para estimular a reflexão sobre o comportamento seguro. “Trabalho é vida. Nós trabalhamos para garantir nosso sustento, para oferecer conforto, saúde, lazer, alegria, educação e segurança às nossas famílias. Portanto, não faz nenhum sentido colocarmos nossa saúde e nossas vidas em risco no trabalho”, avalia o gerente de Saúde e Segurança do Sesi Mato Grosso, Valdir Junior.

Os programas de prevenção mostram resultados positivos ao longo dos anos. Em Mato Grosso, entre 2013 e 2015, o número de acidentes de trabalho na indústria reduziu -15 %.

Big Data a serviço da prevenção

Os próprios processos de prevenção evoluíram: hoje, o uso do big data é uma realidade. Os dados de afastamento, enfermidades, riscos ergonômicos, ambientais e diversos outros indicadores podem ser monitorados e gerenciados de modo a dar suporte às tomadas de decisão. É o caso da plataforma Sesi Viva Mais, desenvolvida pelo Sesi e utilizada por quase 400 indústrias mato-grossenses. “Na plataforma, tudo sobre saúde e segurança no trabalho fica consolidado e pode ser filtrado de modo a indicar tendências”, explica Valdir.

A partir dos resultados gerados pelo Sesi Viva Mais, o gestor identifica medidas preventivas específicas que podem ser implantadas para reduzir o absenteísmo, como a alteração de um determinado espaço físico, a melhoria de acessos, oferta de vacinas especiais, adoção de uma rotina de ginástica laboral, mudança de cardápio nos refeitórios, tudo de acordo com as necessidades apontadas pela plataforma.

Cada um com seu papel

Outro ponto destacado pelo gerente é a necessidade de envolvimento ativo dos trabalhadores no processo. Afinal, de nada adianta a oferta de cursos, treinamentos e equipamentos de proteção se a prática estiver descolada da teoria. “Há casos em que a colocação do equipamento é um pouco demorada. Aí o trabalhador resolver deixar de usar ou não prende da forma como deveria, porque é uma atividade rápida e que ele já domina. É nesse momento que ele se expõe ao risco”, lembra. “Sabemos que não é possível evitar que acidentes ocorram, mas existem inúmeros meios de reduzir as ocorrências e também de minimizar as consequências. Um cinturão bem utilizado no trabalho em altura pode não evitar o desequilíbrio de uma pessoa, mas vai evitar a queda e salvar uma vida”.

5 dicas de prevenção de acidentes para a empresa:

1- Conheça bem a legislação e as normas que se aplicam à sua área de atuação.

2- Adote a Segurança como um valor encare a prevenção como um investimento e não como custo.

3- Mantenha um programa interno de prevenção a acidentes de trabalho e promoção da saúde.

4- Garanta que todos os equipamentos de proteção estejam sempre à disposição e em bom estado.

5- Proíba a atuação sem o treinamento e equipamentos específicos – e seja rigoroso com o cumprimento das normas, sem tolerar negligência.

5 dicas de prevenção de acidentes para o trabalhador:

1- Adote a segurança como um valor pessoal em sua vida.

2- Apenas comece uma tarefa se estiver devidamente orientado e equipado.

3- Cuide bem dos equipamentos de proteção e avise o responsável caso perceba qualquer dano.

4- Cuide do seu colega: oriente sobre o uso correto e não aceite piadas com quem faz o que é certo.

5- Participe das atividades e treinamentos promovidos pela empresa sobre Saúde e Segurança no Trabalho.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555