Voltar

Sesi Escola recebe palestras sobre Saúde e Segurança nas escolas

13/10/2021 - 14h20
xxx

Em comemoração ao Dia Nacional de Segurança e Saúde na Escola – celebrado nos dias 8 e 10 de outubro no setor da Construção Civil e nas escolas, respectivamente), o Sesi Escola recebeu o engenheiro especialista em segurança do trabalho do Sesi Mato Grosso, Paulo Camacho, para falar sobre o assunto. Em conversa com os estudantes e professores, ele destacou a importância do uso de equipamento de proteção coletiva e individual (EPIs), aparelhos eletrônicos e limite de tolerância de ruídos para prevenção de riscos à saúde, entre outros.

De acordo com Camacho, o objetivo plantar uma semente de cidadania voltada à prevenção de acidentes junto aos estudantes. “Semente que os acompanharão durante toda a vida, seja nas escolas, em casa, nas ruas e, futuramente, no trabalho, como empreendedores ou trabalhadores”, apontou.

Na unidade do Sesi Escola Várzea Grande, os alunos do 6º ao 9º ano tiveram a oportunidade de conhecer o histórico dos EPIs, desde as armaduras e elmos, utilizados por cavaleiros na Idade Média, passando pela Revolução industrial e a Primeira Grande Guerra. “Momentos históricos marcantes que contribuiu para entender a evolução das medidas de proteção disponíveis aos trabalhadores”, conta Camacho.

Para o professor Cacildo Nascimento eventos como esse enriquecem bastante o cotidiano escolar, pois mostram que é preciso ter muita atenção e cuidado no desenvolvimento das atividades laborais. “Trazer essa temática, já estabelecida por lei, para as escolas e trabalhar com os nossos alunos é contribuir para formação de cidadãos responsáveis e consciente do seu papel social”, afirmou o docente.

xx
Legenda

A aluna Ana Júlia Aragão, do 8º A, lembrou que a educação tem o poder de levar ao ser humano não apenas conhecimento, mas também valores. “Percebemos a importância dos EPIs e como pequenas atitudes podem salvar vidas e evitar acidentes pequenos, como também acidentes graves. Parabéns ao Sesi pela oportunidade de mais um aprendizado significativo e um olhar para esse assunto”.

Já na unidade de Cuiabá, o assunto foi abordado com os estudantes do 8º e 9º anos. A professora Sebastiana Fonseca aprovou a iniciativa e observou que os alunos participaram ativamente da atividade. “Eles conseguiram absorver os conhecimentos transmitidos, assim como nós professores adquirimos mais informações e orientações sobre a nossa atuação com relação a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho”

xx

Carlos Eduardo Silva, 14 anos, do 9° ano B, disse que a palestra abordou um assunto importante para a saúde e segurança no cotidiano da escola, de forma ilustrativa, divertida, com brincadeiras e práticas de ação preventiva. “Nos proporcionou experiências que me fizeram entender o propósito da palestra. Sou aluno do Sesi Escola desde o fundamental I e amo todas essas experiências que trazem para os alunos”.

O jovem Leonardo Melo Destro, 14 anos, do 9º ano A, destacou que acidentes podem ocorrer no trabalho, em casa, na escola ou em qualquer ambiente. “Isso nos fez refletir sobre a necessidade de usar equipamentos de segurança individual”.

“É importante que o assunto não fique restrito aos trabalhadores, pois precisa ganhar novas dimensões como o cotidiano dos nossos alunos, futuros trabalhadores”, finalizou Camacho.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555